

‘Art’Ventus/Penela’ é um projecto de inclusão social através da cultura. Uma formação musical, o quinteto de sopros ‘Art’Ventus’, desenvolve uma acção de formação de públicos através da música, num território do interior do país, o concelho de Penela, perto de Coimbra, na Região Centro, distribuindo as acções e eventos da iniciativa pelas respectivas freguesias, por forma a atingir o conjunto das suas populações.
Assim, durante um ano e meio, entre Agosto de 2022 e Dezembro de 2023, desenvolvem-se um conjunto de eventos diversificados, planeados de forma estruturada e articulados entre si, compreendendo cerca de 50 actividades: seis concertos, 30 oficinas pedagógicas e duas masterclasses com as duas filarmónicas locais. A iniciativa é aberta a todos, destinando-se aos públicos da Região, quer de concelhos limítrofes quer de visitantes da Vila, mas é especialmente vocacionada para os habitantes de Penela, dirigindo-se de forma particular a públicos escolares, crianças e jovens, e a idosos e doentes, designadamente acolhidos em instituições de solidariedade social, com programas pedagógicos diferenciados.
O projecto é financiado pelo Ministério da Cultura através da Direcção-Geral das Artes, tendo sido uma das candidaturas aprovadas no âmbito do concurso de Apoio a Projectos de Artes Performativas -Criação e Edição e será implementado em parceira com diversas entidades locais, designadamente com a Câmara Municipal de Penela e com a Santa Casa da Misericórdia, CERCI (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas), Casa Beneficência Conselheiro Oliveira Guimarães e Associação Quinta das Pontes, com as Filarmónicas Penelenses e do Espinhal, a Universidade Sénior e o Agrupamento de Escolas Infante D. Pedro.