Art’Ventus Quintet, fundado em 2020, é um quinteto de sopros eclético. É formado por cinco dos mais notáveis músicos portugueses que encontraram neste quinteto de sopros uma forma de expressão camerística, transformando as possibilidades artísticas desta formação numa peculiar experiência.
Este quinteto procura trazer o melhor da música da câmara para esta formação, abrangendo repertório erudito, tradicional, popular e contemporâneo. Cada músico, através dos diferentes instrumentos, contribui para a construção de uma sonoridade própria, procurando proporcionar a partilha das várias vivências pessoais e artísticas.

Art’Ventus Quintet representa o respeito pela partitura, trazendo a sua própria interpretação e incutindo toda a paixão que sentem por cada peça. Para este quinteto, o concerto significa trazer para o palco os detalhes sonoros e estéticos, contribuindo de forma direta e autêntica para uma experiência única do seu público.

É atualmente agrupamento em residência no município de Penela através do projeto Art’Ventus Penela, num programa financiado pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes.