
Wolfgang Amadeus Mozart, um dos mais notáveis compositores da História da Música Ocidental, dispensa qualquer tipo de apresentações. Apesar de não ter nenhum quinteto de sopros escrito, os seus concertos, para cada um dos instrumentos que constituem este grupo, são autênticas obras icónicas.
Neste projeto, o Art’Ventus Quintet presta homenagem à obra deste ‘jovem’ compositor e traz a palco figuras importantes de cinco das suas mais carismáticas óperas: Così fan tutte, Don Giovanni, Flauta Mágica, Bodas de Fígaro e Clemência de Tito.
Em “The Mozart Experience”, o público é convidado a vivenciar para além da música, o encontro entre as personagens Fígaro, Rainha da Noite, Don Giovanni, Imperador Tito e Dorabella. Através dos trajes, a ligação à época torna-se mais visível e a história montada por este quinteto remonta a um episódio imaginário vivido no Palácio de Schönbrunn, presenciado pela Imperatriz Maria Theresa da Áustria.
Segundo dita esta narrativa, o mulherengo Don Giovanni e a maléfica Rainha da Noite são estimulados a mudar o seu coração e a tornarem-se pessoas diferentes pelo bondoso Imperador Tito. Por outro lado, é demonstrada a simplicidade e bondade do atrevido Fígaro, que se resigna a viver o seu romance com Dorabella. Aqui, o poder do amor e dos bons valores acabam por moldar as personagens numa perspetiva completamente diferente daquela que o público conhece através das óperas de Mozart.





